terça-feira, 6 de abril de 2010

O caminho para El Dorado

Pobre Voltaire, mal sabia ele que ao escrever mais um capítulo de uma de suas obras primas, "Cândido, ou O Otimismo" em 1759, estaria tocando numa grande "chaga incurável" da humanidade, que só aumenta com o arrastar dos séculos.
A busca icessante por tesouros e riquezas materiais. Quase sempre marcada por trágicas disputas, por vezes "sangrentas", de uma corrida sem precedentes por vago status e poder, e os valores e princípios ideológicos já tão escassos, mansamente escoam por um ralo e se misturam à sujeira da ganância. Mas que valores são eses e que tão hipocritamente ouvimos falar todos os dias? Os únicos valores que nos resta imaginar e que transbordam à nossa mente, são os valores das cifras acumuladas dos que tanto tem (e insatisfeitos, sempre estão em busca de mais), sobre os que nada podem.
É a marcha descompassada rumo à "El Dorado".
A cidade perdida, prometida - A cidade toda feita de ouro maciço e cravejada de brilhantes.
O ser humano, é um ser em "plena evolução", sempre alçando novos vôos, passos maiores, novas, grandiosas e gloriosas conquistas. O pote de ouro no fim do arco-íris já não é o bastante. É preciso ir em busca de mais, além da lenda, é preciso "colonizar El Dorado".
Cada um trás consigo seu caminho, e traça, cada um a seu modo, todos os caminhos cortantes, matas a dentro, vales à fora, todos os caminhos levam à El Dorado. É só seguir em frente, nem precisa das placas. Quanto a mim, vou ficar por aqui, pensando, no que é o dinheiro senão mero passageiro, "grande ator coadjuvante canastrão em nossas vidas", hoje está comigo, amanhã não sei com quem irá se deitar, e no outro dia quem sabe acordar, vou ficar aqui (a vista é melhor), vendo todos partindo à caminho de "El Dorado".

Um comentário:

  1. Dae cara, tranquilo?
    Ta ficando muito bom o teu blog.
    Tu escreve super bem, continue assim.
    Tem futuro.
    Abraços.

    ResponderExcluir